Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
30

DOCENTES

 Prof. Dr. Ademilson Panunto Castelo

Laboratório de Imunologia    
Email: apcastelo@usp.br
Telefone: +55 (16) 3315-0454
Local: Departamento de Biologia – FFCLRP
Linha de pesquisa: Atua na área de imunopatologia, na investigação e caracterização de exoantígenos secretados e moléculas que atuem como mediadoras da resposta imunológica, como proteínas ligantes de carboidratos, em mudanças por parasitas extracelulares como Paracoccidioides brasiliensis e Toxoplasma gongii , um fim de compreender a biologia desses patógenos, como interações com hospedeiro, bem como a identificação de novos alvos que auxiliem no tratamento da toxoplasmose e da paracoccidioidomicose.
Lattes

Profa. Dra. Alexandra Ivo de Medeiros
Laboratório de Imunidade Celular   
Email: medeirosai@fcfar.unesp.br         
Telefone: +55 (16) 3301-6949
Local: Departamento de Ciências Biológicas – UNESP Campus Araraquara
Linha de pesquisa: A eficiente remoção de células apoptóticas geradas em contextos estéreis e infecciosos é de extrema importância para o retorno da homeostasia e recrutamento da resposta imunológica adaptativa, respectivamente. O laboratório de Imunidade Celular (Imunolab) tem como objetivo principal investigar como a fagocitose das células apoptóticas modula vias metabólicas intracelulares que controlam a ativação e função de células dendríticas durante a infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), Zika vírus (ZIKV) e no contexto tumoral e, dessa maneira, propor alvos para intervenção terapêutica que pode melhorar a resposta imunológica contra essas infecções, bem como a resposta antitumoral.
Lattes

Profa. Dra. Beatriz Rossetti Ferreira
Laboratório de Genômica e Imunobiologia     
Email: brferrei@usp.br              
Telefone: +55 (16) 3315-4319
Local: Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública – EERP
Linha de pesquisa: O LGBio tem como temas de estudo: uma interação carrapato-hospedeiro, imunidade a parasitos, citocinas, vacinas e prospecção de fármacos.Atualmente, o laboratório possui um Projeto Temático FAPESP para desenvolver e testar uma vacina multicomponente quimérica anti-carrapatos para bovinos e cães, a qual utiliza plataformas de genômica e proteômica na sua concepção, bem como abordagens diversas para o mapeamento de epítopos e estudo da resposta imunológica induzida pela vacinação. Paralelamente, o laboratório atua em prospecção de possíveis fármacos a partir de proteínas da saliva de carrapatos.
Lattes

Prof. Dr. Célio Lopes Silva
Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Imunobiológicos 
Email: clsilva@fmrp.usp.br              
Telefone: +55 (16) 3315-3086
Local: Departamento de Bioquímica e Imunologia – FMRP
Linha de pesquisa: Na área acadêmica, o laboratório tem foco na pesquisa e desenvolvimento de vacinas, imunomoduladores, biofármacos e adjuvantes para imunoterapia de doenças infecciosas (principalmente a tuberculose), alérgicas, autoimune e câncer. No âmbito tecnológico, possui características diversas plataformas biotecnológicas (baseada em plasmídeos de DNA e mRNA, proteínas recombinantes e vacinas inativadas), complexo ao desenvolvimento de imunobiológicos para a área da saúde humana e veterinária.Além disso, o laboratório possui parceria com a empresa de biotecnologia Farmacore com a qual, atualmente, possui diversos projetos de inovação na área veterinária em andamento, um exemplo da vacina Versamune-Cov-2Fc contra a COVID-19.
Lattes

Profa. Dra. Cleni Mara Marzocchi Machado
Laboratório de Citologia e Imunologia dos Fluidos Biológicos     
E-mail: clenimar@usp.br              
Telefone: +55 (16) 3315-0556
Local: Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas – FCFRP
Linha de pesquisa: O laboratório da Profa. Cleni M. Marzocchi Machado investiga os aspectos fisiológicos, patológicos e reguladores das funções efetoras dos neutrófilos e do sistema complemento.
Lattes

Profa. Dra. Cristina Ribeiro de Barros Cardoso
Laboratório de Imunoendocrinologia e Regulação      
Email: cristina@fcfrp.usp.br            
Telefone: +55 (16) 3315-0258
Local: Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas – FCFRP
Linha de pesquisa: O Laboratório de Imunoendocrinologia e Regulação (LIR) tem como estudar o foco desarranjos na regulação da resposta imune da mucosa intestinal nas doenças inflamatórias intestinais. Através de modelos experimentais in vivoe com Imunologia Clínica, o laboratório investiga a relação da microbiota intestinal, da imunidade e da responsividade de pacientes às terapias biológicas, especialmente ao uso de contra TNF. Além disso, o laboratório busca entender como os hormônios esteroides (glicocorticoides, andrógenos e estrógenos) podem modular os vários aspectos imunológicos e clínicos das doenças inflamatórias intestinais e, mais recentemente do COVID-19, com o objetivo de desenvolver novas estratégias terapêuticas para doenças essas.
Lattes

Profa. Dra. Daniela Carlos Sartori
Laboratório de Imunorregulação de Doenças Metabólicas       
Email: danicar@usp.br             
Telefone: +55 (16) 3315-4538
Local: Departamento de Bioquímica e Imunologia – FMRP
Linha de pesquisa:O Laboratório de Imunorregulação de Doenças Metabólicas (LIDM) investiga os mecanismos de ativação e regulação da resposta imune inata e adaptativa envolvida nas disfunções metabólicas e inflamatórias de doenças como doença obesidade, síndrome metabólica, diabetes mellitus tipo 1 e 2. O foco do estudo voltado para a elucidação dos mecanismos de tolerância local e periférica, na interface intestino / pâncreas, com ênfase na microbiota intestinal, indução de células dendríticas tolerogênicas e linfócitos T reguladores. Atualmente, o grupo de pesquisa tem avaliado o potencial uso de probióticos (naturais e recombinantes), pré-bioticos e pós-bióticos em modelos pré-clínicos, como clínica profilática ou terapia doenças inflamatórias e autoimunes.

  • Participação de mastócitos e histamina na resposta imune em bacterianas;
  • Produção e aplicação de probióticos como terapêuticas terapêuticas no diabetes tipo 1 e 2;
  • Avaliação do microbioma intestinal e sua implicação na fisiopatologia do diabetes;
  • Perfil de expressão e papel dos receptores NLRs na imunorregulação do diabetes do tipo 1;
  • Correlação entre diabetes mellitus tipo 1 e parasitas intestinais em pacientes.

 Lattes

Prof. Dr. Dario Simões Zamboni
Laboratório de Imunidade Inata e Patogenicidade Microbian 
Email: dszamboni@fmrp.usp.br     
Telefone: +55 (16) 3315-3303
Local: Departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos – FMRP
Linha de pesquisa: O Laboratório de Imunidade Inata e Patogênese Microbiana (Zamboni Lab) investiga as interações de patógenos intracelulares com células hospedeiras. Trata-se de uma área de múltipla fronteira entre as disciplinas de Imunologia, Biologia Celular e Microbiologia. Os patógenos investigados incluem os parasitas intracelulares Leishmania e Trypanosoma cruzi , como as bactérias intracelularesLegionella e Coxiella burnetii , além de vírus como o Mayaro e mais recentemente, o SARS-CoV-2. Os pesquisadores vinculados ao Laboratório investigam como o sistema imunológico detecta patógenos microbianos e ópera para eliminar uma infecção. Também é investigado como os patógenos intracelulares subvertem as funções da célula hospedeira para se replicar no interior das células, um processo que geralmente culmina no desenvolvimento de doenças. Para atingir esses objetivos, o grupo utiliza ferramentas modernas de biologia molecular, bioquímica e genética.
 Lattes

Dr. Diego Luís Costa
Jovem Pesquisador FAPESP
Email: dlcosta@usp.br
Telefone: +55 (16) 3315-3061
Local: Departamento de Bioquímica e Imunologia – FMRP
Linha de  Pesquisa: a linha de pesquisa desenvolvida no laboratório estuda a modulação da resposta imune e patogênese durante a infecção por Mycobacterium tuberculosis, agente etiológico da tuberculose, com o objetivo de identificar processos biológicos do hospedeiro que possam ser utilizados como alvos terapêuticos para o desenvolvimento de novos tratamentos para a doença. Em particular, estamos avaliando o papel de receptores de eferocitose e do metabolismo de ferro por células do sistema imune na modulação da resposta imune e da patogenia durante a infecção por M. tuberculosis em modelos experimentais.
 Lattes

Prof. Dr. Eduardo Antônio Donadi
Grupo de Imunogenética
Email: eadonadi@fmrp.usp.br       
Telefone: +55 (16) 3602-2566
Local: Departamento de Clínica Médica
Linha de pesquisa: O laboratório investiga moléculas imunorreguladoras, destacando HLA-G ( expressão proteica / gênica e diversidade gênica) em doenças autoimunes, infecciosas, câncer e em transplantes (em parceria com o Laboratório de Biologia Médica Molecular da Clínica da FMRP-USP e Laboratório de Histocompatibilidade do Hemocentro FMRP-USP).Além disso, o laboratório investiga a regulação da seleção negativa em células medulares tímicas na deleção do gene AIRE (regulador autoimune) e nas mutações específicas encontradas em pacientes com uma imunodeficiência primária APECED, em colaboração com o Prof. Dr. Geraldo Passos.
 Lattes

Profa. Dra. Fabiani Gai Frantz
Laboratório de Imunologia e Epigenética
Email: frantz@fcfrp.usp.br    
Telefone: +55 (16) 3315-0241
Local: Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas – FCFRP
Linha de pesquisa: No Laboratório de Imunologia e Epigenética, uma equipe investiga como mudanças epigenéticas devido às infecções crônicas por Mycobacterium tuberculosis e HIV, atuam na programação das células do sistema inicial, especialmente na indução de fenótipos de tolerância, imunossenescência e treinamento celular.
 Lattes

Prof. Dr. Fausto Bruno Almeida Reis
Laboratório de Glicobioquímica e Doenças Infecciosas
Email: fbralmeida@usp.br          
Telefone: +55 (16) 3315-9233
Local: Departamento de Bioquímica e Imunologia – FMRP
Linha de pesquisa: O Laboratório de Glicobioquímica e Doenças Infecciosas atua nas áreas de Microbiologia, Bioquímica e Imunologia, com ênfase em vesículas extracelulares e doenças fúngicas, buscando novos alvos terapêuticos e o desenvolvimento de ferramentas profiláticas.

  • Papel biológico de vesículas extracelulares produzidas por tumores;
  • Mecanismos e funções de vesículas extracelulares produzidas por fungos;
  • Glicobiologia de infecções fúngicas;
    Lattes

Prof. Dr. Fernando de Queiroz Cunha
Laboratório de Inflamação e Dor
Email: fdqcunha@fmrp.usp.br     
Telefone: +55 (16) 3315-3324
Local: Departamento de Farmacologia – FMRP
Linha de pesquisa: O grupo do Prof. Cunha investiga aspectos imuno farmacológicos de doenças inflamatórias, com destaque na artrite reumatoide, sepse e mais recentemente COVID-19. O objetivo principal é entender a imunopatologia para propor e desenvolver novos alvos imunofarmacológicos para tratamento dessas doenças. No momento, o laboratório do Prof. Cunha está investigando o papel das NETs com doenças.
Lattes

Prof. Dr. Geraldo Aleixo da Silva Passos Junior
Laboratório de Imunogenética Molecular
Email: passos@usp.br            
Telefone: +55 (16) 3315-3030
Local: Departamento de Genética – FMRP
Linha de pesquisa: Focado em pesquisas científicas na interface Imunologia- Genética, o objetivo principal do laboratório é entender os mecanismos que geram uma autoimunidade. Para isso, o laboratório estuda principalmente do gene Aire. Esse gene atua no timo como um dos principais agentes na manutenção da tolerância imunológica central. A equipe atua tanto tanto na bancada, como por exemplo, na técnica de crispr-cas9 e geração de esferoides; quanto no sílico, como análise de transcriptoma, e de estruturas de proteínas.
Lattes

Profa. Dra. Isabel Kinney Ferreira de Miranda Santos
Laboratório de Imunoparasitologia e Vacinologia
E-mail: imsantos@fmrp.usp.br            
Telefone: +55 (16) 3315-3267
Local: Departamento de Bioquímica e Imunologia – FMRP
Linha de pesquisa: O laboratório de Imunoparasitologia e Vacinologia duas principais linhas de pesquisa. Em uma vertente, nosso objetivo é compreender os mecanismos de parasitismo de carrapatos, parasitas hematófagos e vetores de doenças. Com o conhecimento adquirido, visamos o desenvolvimento de tecnologias para controlar o carrapato.Uma tecnologia de controle é de base imunobiológica e visamos obter uma vacina quimérica contra carrapatos. Para isso, estudamos uma composição e funcionalidade da saliva de Rhipicephalus microplus a fim de obter um construto multicomponente vacinal formado por antígenos salivares, esperando que vacinais neutralizem as funções da saliva e impactem negativamente sobre a hematofagia e transmissão de patógenos. Outra tecnologia se baseia-se em marcadores genéticos para melhorar bovinos no aumento de sua resistência ao carrapato. Por meio de um estudo de ampla associação associação associação do genoma, investigamos marcadores genéticos do hospedeiro que influenciam as cargas de carrapatos.Como modelo estudamos raças de bovinos suscetíveis e resistentes a esse parasita e seus cruzamentos. Nossa segunda vertente de pesquisa trata dos mecanismos imunopatológicos que resultam na Leishmaniose Visceral (LV), ou calazar. Especificamente estudamos os perfis de N-glicanas em nos pacientes de pacientes com LV ou assintomáticos e controles informativos.

  • Desenvolvimento de vacinas contra o carrapato do boi e do cão.
  • Genoma funcional de carrapatos (transcriptomas).
  • Estudo da imunobiologia das infestações com carrapatos.
  • Susceptibilidade genética a doenças infecciosas e parasitárias.
  • Estudo da imunobiologia das doenças por Leishmania chagasi.
  • Desenvolvimento de vacinas para calazar.
    Lattes

Prof. Dr. João Santana da Silva
Laboratório de Imunoparasitologia
Email: jsdsilva@fmrp.usp.br       
Telefone: +55 (16) 3315-8806
Local: Fiocruz Ribeirão Preto
Linha de pesquisa: O laboratório é voltado para o estudo de imunoparasitologia e imunopatologia de doenças tropicais negligenciadas com destaque nas respostas inflamatórias desreguladas da imunidade inata e adaptativa. Possui como objetivo compreender os mecanismos fisiopatológicos e identificar potenciais novos alvos terapêuticos.

  • Imunoparasitologia.
  • Controle da resposta imune em infecções por parasitas: imunidade inata e adaptativa.
  • Imunopatologia: controle por linfócitos, citocinas e quimiocinas.
  • Quimiocinas e citocinas no controle da lesão granulomatosa.
    Lattes

Prof. Dr. José Carlos Alves Farias Filho
Laboratório de Inflamação e Dor
Email: jcafilho@usp.br       
Telefone: +55 (16) 3315-3324
Local: Departamento de Farmacologia – FMRP
Linha de pesquisa: O Laboratório do Prof. José Carlos tem como campo de pesquisa os mecanismos de regulação da plasticidade, principalmente linfócitos T e macrófagos, e suas funções em doenças inflamatórias crônicas, com o objetivo de desenvolver novas estratégias imunomoduladoras. A principal motivação é compreender melhor os mecanismos envolvidos na redução da resposta imune e a possibilidade de identificar novos alvos terapêuticos para o tratamento de doenças inflamatórias crônicas.
Lattes

Profa. Dra. Kelen Cristina Ribeiro Malmegrim de Farias
Laboratório de Terapia Celular
Email: kelenfarias@fcfrp.usp.br      
Telefone: +55 (16) 3315-0665
Local: Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas – FCFRP
Linha de pesquisa: A Profa. Dra. Kelen Cristina Ribeiro Malmegrim de Farias coordena o Laboratório de Terapia Celular (LTC) da FCFRP-USP para desenvolver as seguintes linhas de pesquisa: a. Terapias celulares para doenças inflamatórias, imunológicas e hematológicas: desenvolvimento e monitoramento imunológico; b.Células estromais mesenquimais: papel na imunovigilância e na patogênese de doenças inflamatórias, imunológicas e hematológicas; c. Papel dos nichos hematopoético e tímico no desenvolvimento e / ou progressão de doenças inflamatórias, imunológicas e hematológicas. As competências do grupo de pesquisa incluem o desenvolvimento de novos tipos de terapias celulares (células modificadas para terapias celulares e gênicas), monitoramento imunológico / estudos laboratoriais clínicos de terapias celulares e avaliação da função tímica e medular.
Lattes

 

Profa. Dra. Lucia Helena Faccioli
Laboratório de Inflamação e Imunologia das Parasitoses
Email: faccioli@fcfrp.usp.br      
Telefone: +55 (16) 3602-4189}
Local: Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas – FCFRP
Linha de pesquisa: O laboratório atua no estudo da resposta inflamatória e sem papel dos mediadores lipídicos em infecções por fungos, bactérias e parasitas. Atualmente, hum Profa. Lucia coordena projeto FAPESP com SARS-CoV-2 em busca de biomarcadores na COVID-19. O laboratório também investiga a resposta inata induzida por peçonhas.Além disso, o grupo trabalha com a investigação de produtos naturais com atividade antiinflamatória e novas formulações farmacêuticas, enfocando em sistemas de liberação controlada de mediadores lipídicos. Mais recentemente, descoberta plataforma na FCFRP-USP (CEQIL) para identificação e quantificação de lipidos (lipidoma), sendo pioneira nesta área no Campus de Ribeirão Preto.
Lattes

Prof. Dr. Luiz Tadeu Moraes Figueiredo
Laboratório de Virologia Molecular
Email: ltmfigue@fmrp.usp.br             
Telefone: +55 (16) 3315-3271
Local: Centro de Pesquisa em Virologia – FMRP
Linha de pesquisa: Laboratório de Doenças Infecciosas e Tropicais de Etiologia Viral atuando principalmente com arbovírus (Dengue, Febre Amarela, Zika, Oropouche, Chikungunya, Mayaro), vírus associados a pequenos mamíferos (Orthohantavírus e Mammarenavírus) e outros vírus emergentes.O laboratório trabalha no desenvolvimento de métodos e insumos diagnósticos para virologia, estudo de resultados clínicos e patogênicos de doenças virais, inquéritos sorológicos populacionais, trabalho de campo para investigação de vírus zoonóticos em animais silvestres e estudo de filogenia e epidemiologia viral molecular.
Lattes

Prof. Luiz Osório Silveira Leiria
Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas
Email: luizleiria@usp.br             
Telefone: +55 (16) 3315-9050
Local: Departamento de Farmacologia – FMRP
Linha de pesquisa: O Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM) tem foco no estudo da fisiopatologia da obesidade, diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA). Com o objetivo de compreender a patogênese destas doenças e identificar novos alvos terapêuticos contra as mesmas, o LPDM desenvolve as seguintes linhas de pesquisa:

  • Metabolismo energético com foco nos mecanismos de ativação e diferenciação de tecido adiposo termogênico;
  • Mecanismos de intercomunicação entre células do sistema imune e adipócitos;  
  • Estudo de lipídios biosintetizados e secretados pelo tecido adiposo e/ou células imunes, e sua atividade reguladora do metabolismo da glicose e ácidos graxos;
  • Estudo do crosstalk entre órgãos/tecidos para a regulação do metabolismo energético e controle glicêmico;
    Lattes

Profa. Dra. Maria Carolina de Oliveira Rodrigues
Laboratório de Terapias Imunológicas
Email : mcarolor@usp.br            
Telefone: +55 (16) 3602-2989
Local: Departamento de Clínica Médica – FMRP
Linha de pesquisa:O Laboratório de Terapias Imunológicas tem como linha de pesquisa a análise dos aspectos clínicos e clínicos das ações básicos relacionados à terapia celular, como o uso do transplante de células-tronco hematopoéticas para tratamento de doenças autoimunes (DAIs: esclerose sistêmica, esclerose múltipla e diabetes do tipo 1). Em colaboração com profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-FMRP) e o Centro de Terapia Celular (CTC-USP-Hemocentro RP) investigam características clínicas e imunológicas relacionadas ao transplante nos pacientes tratados, analisando componentes do sistema imune e o perfil fenotípico e (dis) funcional das demais células envolvidas com os eixos patológicos das DAIs, como células endoteliais, subpopulações linfocitárias e células estromais.
Lattes

Prof. Dr. Niels Olsen Saraiva Câmara
Laboratório de Imunobiologia de Transplantes
E mail : niels@icb.usp.br       
Telefone: +55 (11) 3091-7388
Local: Instituto de Ciências Biomédicas – USP
Linha de pesquisa: O Prof. Niels tem na área de Nefrologia e em Imunologia Celular e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal, modelos experimentais de doenças renais agudas e crônicas, lesão de isquemia e reperfusão, células reguladoras e células-tronco em doenças renais. Mais recentemente, o laboratório vem estudando uma interface de microbiota, metabolismo celular e inflamação em modelos de alo e autoimunidade.
Lattes

Prof. Dr. Ricardo Tostes Gazzinelli
Laboratório de Imunoparasitologia
Email : ricardo.gazzinelli@fiocruz.br      
Telefone: +55 (16) 3315-8802
Local: Fiocruz Ribeirão Preto
Linha de pesquisa: O Laboratório de Imunopatologia do Prof. Ricardo Gazzinelli trabalha com a imunologia de doenças parasitárias, incluindo malária, leishmaniose e doença de Chagas. Além de trabalhar com imunologia básica, o grupo vem desenvolvendo vacinas contra essas doenças e, mais recentemente, começou a trabalhar na criação de uma vacina contra a COVID-19.
Lattes

Prof. Dr. Rodrigo Guerino Stabeli
Laboratório de Imunobiotecnologia
Email : rodrigo.stabeli@fiocruz.br    
Telefone: +55 (16) 3315-8803
Local: Fiocruz Ribeirão Preto
Linha de pesquisa: O Laboratório de Imunobiotecnologia da Fiocruz-SP-SP coordenado pelo Professor Dr. Rodrigo Guerino Stabeli tem como linhas de pesquisa principais a produção de cadeias simples para tratamento e diagnóstico de doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas bem como o estudo translacional da história natural das doenças com enfoque em CHIKV e COVID.
Lattes

Profa. Dra. Sandra Yasuyo Fukada Alves
Laboratório de Imunologia e Biologia Óssea
Email : sfukada@usp.br     
Telefone: +55 (16) 3315-0306
Local: Departamento de Ciências Biomoleculares – FCFRP
Linha de pesquisa: O Laboratório de Biologia Óssea reúne novos para o estudo de complemento no remodelamento ósseo e no processo de reabsorção óssea em modelos experimentais, bem como na avaliação in vitro de mecanismos celulares e moleculares vinculados na diferenciação e função dos osteoclastos.Diferentes modelos experimentais são usados no laboratório: modelo de osteoporose induzida por ovariectomia, diabetes, obesidade, artrite reumatóide e osteoartrite, doença periodontal, doença periapical e movimentação ortodôntica.
Lattes

Prof. Dr. Thiago Mattar Cunha
Laboratório de Inflamação e Dor
Email : thicunha@fmrp.usp.br      
Telefone: +55 (16) 3315-0199
Local: Departamento de Farmacologia – FMRP
Linha de pesquisa: O laboratório do professor Thiago Cunha estuda as interações do sistema imunológico com o sistema nervoso, tanto responsável pela homeostase quanto em situações patológicas, principalmente na crônica.
Lattes

Profa. Dra. Vanessa Carregaro Pereira
Laboratório de Imunoparasitologia
Email : vcarregaro@usp.br      
Telefone: +55 (16) 3315-3231
Local: Departamento de Bioquímica e Imunologia – FMRP
Linha de pesquisa: O Laboratório de Imunoparasitologia crônicos por Protozoários ( Leishmania sp , Trypanosoma cruzi ), Vírus (Zika, Chikungunya, SARS-CoV-2) e helmintos ( Schistosoma mansoni ).Nesse sentido, estudamos o papel de receptores e moléculas envolvidas na regulação da resposta imune inata e adaptativa e no exaustão celular, como é sensores citosólicos e vesiculares de ácidos nucleicos, NETs, mediadores lipídicos, vias adenosinérgicas, bem como fatores não imunes como obesidade, microbiota e hormônios, todos quais interferem nos desfechos clínicos das doenças.
Lattes

Profa. Dra. Vânia Luiza Deperon Bonato
Laboratório de Imunologia e Inflamação Pulmonar
Email : vlbonato@fmrp.usp.br       
Telefone: +55 (16) 3315-3089
Local: Departamento de Bioquímica e Imunologia – FMRP
Linha de pesquisa: O laboratório coordenado pela Prof. Vânia Bonato investiga os mecanismos envolvidos na exacerbação da inflamação pulmonar na tuberculose que cursa com a comorbidade diabetes ou na inflamação pulmonar da asma que cursa com a comorbidade pneumonia aguda causada por Streptococcus pneumoniae. Dentre os mecanismos investigados estão receptores como TLR e alarminas, e células dendríticas, células epiteliais e Th17. Além disso, o laboratório também tem uma linha de pesquisa voltada para a interação de células epiteliais pulmonares com populações de macrófagos ou de células dendríticas, com a qual também vem trabalhando com a inflamação pulmonar na COVID-19.
Lattes