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Projeto Jovem Imunologista

Projeto Jovem Imunologista

 O grande desafio da educação nos dias de hoje é criar formas de ensinar que seduzam o aluno para a aprender. Cabe aos atores envolvidos com o processo educativo a complexa tarefa de criar estratégias inovadoras de ensino, afim de possibilitar a participação ativa dos alunos, em contraponto à passividade presente nos métodos tradicionais.

Assim nasceu o Projeto Jovem Imunologista, o qual procura levar o conhecimento de imunologia de forma descomplicada, atrativa, com uso de atividades lúdicas e criativas a alunos do ensino médio. Com isso, é possível aproximá-los da ciência, fomentar o interesse por aprender, estimulá-los a cursar uma Universidade, escolher de uma carreira profissional e até mesmo permitir um “mergulho” no mundo da pesquisa científica, com uma visita a laboratórios do Campus da USP-RP. O Projeto ainda oferece oportunidade a estudantes de graduação e pós-graduação da USP atuarem como educadores, pois são eles que elaboram e aplicam as atividades nas escolas, com supervisão de docentes do PPG IBA.

As atividades nas escolas são previamente preparadas e ensaiadas, sendo compostas por temas como Infecção (microrganismos), Inflamação aguda e fagocitose, Vacinas e Alergia; empregando aulas expositivas, experimentos e testes científicos para o entendimento do sistema imunológico, identificação de células ao microscópio, apresentação de placas de cultura com bactérias e fungos, discussões sobre papel do sistema imunológico na saúde e na doença, teatro com participação dos alunos da escola, apresentação de vídeos educativos e jogos pedagógicos.

O Projeto Jovem Imunologista foi criado em 2013 e desde então atendeu a  607 alunos do ensino médio e 190 estudantes de graduação/pós-graduação (até 2021). Em 2020, com a pandemia devido à COVID-19 e o fechamento das escolas, o Projeto Jovem Imunologista teve que se reinventar. Assim, passamos a elaborar material educativo sobre imunologia e COVID-19, que tem sido regularmente publicado em mídias virtuais, como Instagram e Facebook.

Resultados esperados

– Aproximação da Universidade à comunidade;

– Promover a integração de alunos de graduação e pós-graduação de diferentes Cursos do Campus da USP-RP e estímulo ao uso de estratégias de ensino inovadoras e criativas;

– Estimular trabalho em grupo e Inter unidades do Campus da USP-RP;

– Oferecer experiência para alunos de graduação e pós-graduação em ensino na área de biologia (imunologia) para estudantes do ensino médio;

– Estimular os estudantes do ensino médio a buscarem novos conhecimentos, despertar a curiosidade para com a ciência e pesquisa e aumentar o seu interesse pela Universidade;

– Apresentar os cursos de graduação da USP, o programa de apoio e permanência e formação estudantil – graduação e o programa de pré-iniciação científica da USP aos alunos de ensino médio e convidá-los para se candidatarem às bolsas.

– Produzir e divulgar material educativo confiável sobre COVID-19 e imunologia, desmentindo Fake News.

Conheça o depoimento de uma aluna do ensino médio que participou do Projeto:

“Antes eu não sabia praticamente nada, tinha muita dificuldade para ficar guardando nome de células, microrganismos e várias outras coisas e o projeto Jovem Imunologista me ajudou bastante, porém não só com isso. Me mostrou coisas que nem imaginava que aconteciam, ensinou sobre os microrganismos, como são feitas as vacinas que usamos, como e porque dá alergia, além de proporcionar a visita ao Campus da USP. Para mim esse projeto é simplesmente incrível. Me estimulou a aprender mais, a pensar mais no meu futuro. Conheci pessoas novas que me encorajaram e me mostraram que se eu quiser, eu consigo tudo. O projeto não ensinou somente a mim, mas os meus amigos também. Ele faz uma ligação com os jovens de forma inexplicável. Ele mostra acreditar nos jovens e isso faz muito bem. Não se aborda somente a “matéria”, mas sim se fala sobre oportunidades, faculdades, metas que podemos seguir para alcançarmos os nossos sonhos e objetivos (fáceis ou difíceis), isso é, sempre aprender e acreditar naquilo que queremos”.

Dezembro de 2019.

Aluna Rúbia Gabriela S. Padilha Lima, 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jardim Paiva II, Ribeirão Preto-SP.

Atualmente, o Projeto é coordenado pela docentes Beatriz Rossetti Ferreira (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP), Daniela Carlos Sartori, Vanessa Carregaro e Vânia Luiza Deperon Bonato (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP). Tendo apoio da USP, que fornece bolsas de extensão Programa Unificado de Bolsas para os alunos de graduação e do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, o CRID, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP sediado no Campus da USP/RP.

Acompanhe as atividades do nosso projeto:

 

Por fim, esse projeto é uma iniciativa para levar a Universidade para mais perto da população em geral, desmistificando a ideia errônea que a Universidade não contribui com a sociedade, que viveria em um mundo paralelo e restrito a indivíduos de alto poder aquisitivo.

Venha você também participar desse Projeto cativante com a gente!

29 de Julho de 2021

Beatriz Rossetti Ferreira (brferrei@usp.br)