EnglishPortugueseSpanish
30

O Workshop of Immunology é um evento bienal, e tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes e docentes um ambiente acolhedor e crítico para a apresentação e discussão de resultados de pesquisa desenvolvidos em nosso programa. Neste ano, o evento aconteceu nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

No primeiro dia de evento, a coordenadora profa. Maria Carolina realizou a abertura oficial do evento e em seguida o prof. Dr. João Santana ministrou uma palestra abordando o histórico e desafios atuais do PPG-IBA.
A comissão organizadora também homenageou os professores Dr. Célio Lopes Silva, Dr. Eduardo Antônio Donadi e Dr. João Santana da Silva, pesquisadores que tiveram papel essencial na consolidação do PPG-IBA desde sua criação.

Iniciando o ciclo de palestras científicas, a professora convidada, Dra. Ana Paula Lepique (ICB-USP), falou sobre o cross talk entre células tumorais e imunes. O prof. Dr. Pedro Vieira (UNICAMP), abordou o controle metabólico das células mieloides nos contextos da COVID-19 e doenças cerebrais. Além disso, os alunos do PPG-IBA apresentaram seus trabalhos em forma de pôster ou em comunicações orais.

No segundo dia, contamos com as palestras das profas. Dr. Anamélia Bocca (FIOCRUZ-SP, UnB), que falou sobre infecções fúngicas, e Dra. Isabel Kinney (FMRP-USP), que destacou os desafios para o desenvolvimento de vacinas. Mais alunos do PPG-IBA apresentaram seus trabalhos, fomentando discussões científicas de alta qualidade.

No último dia de evento, o prof. Dr. Lucas Botelho (Hemocentro RP-USP) ministrou uma palestra com as novidades sobre a terapia para câncer usando CAR-T cells. Em seguida, mais alguns alunos do programa apresentaram seus trabalhos em forma oral. Finalizamos o evento com a premiação das melhores apresentações de trabalho, nas categorias pôster e oral, para os cursos de mestrado e doutorado.

Conheça os premiados:

Categoria: Mestrado (pôster)

Melhor apresentação: Yago G. Azevedo (orientador: Geraldo Aleixo da Silva Passos Júnior)

Menção honrosa: Gabriella Carolina Scalice Chiari (orientador: José Carlos Farias Alves Filho)

Categoria: Mestrado (oral)

Melhor apresentação: Nathália P. S. Leite (orientador: Ricardo Tostes Gazzinelli)

Menção honrosa: Rhanoica O. Guerra (orientador: Dario Simões Zamboni)

Categoria: Doutorado (pôster)

Melhor apresentação: Caroline Vitória Souza Fernandes de Oliveira (orientador: José Carlos Farias Alves Filho)

Melhor apresentação: Amanda de Matos Becerra (orientador: Dario Simões Zamboni)

Menção honrosa: Fernanda Mesquita de Souza (orientador: João Santana da Silva)

Categoria: Doutorado (oral)

Melhor apresentação: Stella Francy Vicente de Assunção (orientador: João Santana da Silva)

Melhor apresentação: Ricardo Cardoso Castro (orientadora: Fabiani Gai Frantz)

Menção honrosa: Maria Cláudia Magalhães Cavallini (orientador: Thiago Mattar Cunha)

O evento foi um sucesso! O PPG-IBA e a comissão organizadora do Workshop agradecem a todos os convidados, professores, alunos, à Ana Cristine (nossa secretária), e patrocinadores envolvidos para que o evento fosse possível! Em 2025 tem mais!